Sunday, September 28, 2008

Um Absurdo

Um projecto que à priori tinha todas as pré-condições imateriais e materiais para vencer, mas que efectivamente não teve os Recursos Humanos que deveria ter tido. Ab initio que era patente uma ausência de profissionalismo integrado, uma inexistência de hierarquia e de organização dos processos internos, um rumo muito indefinido. Umas vezes para a direita, outras vezes para a esquerda, depois a direita outra vez. Muita, muita confusão.

A empresa não teve uma liderança efectiva e eficaz. A rotatividade de pessoal atingiu níveis desastrosos, onde se esbanjou muita liquidez. As pessoas não eram dotadas de formação comercial adequada, teórica e prática. Eu fui lançado à selva sem qualquer acompanhamento profissional ou técnico. Uma manhã foi suficiente para me elucidarem sobre o mercado do office coffee.

Os processos internos eram desastrosos. Delays na informação, ausência de um poder efectivo capaz de motivar um rumo e uma ordem no interior da empresa, confusão, muita confusão, e desorganização.

Um dia era uma coisa. Outro dia era outra coisa completamente diferente.

Muito diferente daquilo que se passa numa empresa credível. Nos antípodas, diga-se.

Inacreditável. Surreal. Impensável. Um Absurdo. Um paradoxo constante.


Sérgio Gomes

No comments: