Friday, September 26, 2008

Pseudo-Projecto Premeditado

É mais do que legítimo reflectirmos sobre os contornos e a essência deste projecto:

Esta estratégia de falir a CAPEPRESSO foi ou não premeditada?

Foi ou não muito bem estudada a previsível falência da Capepresso ?

Quantos trabalhadores vão passar da CAPEPRESSO para a EXPOSTAR?

Quantos activos vão passar para a EXPOSTAR? Já passaram quantos?

Há fortunas que se criam assim?

Fomos todos enganados?

Porque é que a carrinha VW Golf teve que ser entregue à Rent-a-Car?

Falta de pagamento?

Porque é que os pseudo-supervisores conduziam carros para uso total que valiam 35000 euros?

Mitsubishi Grandis, Mazda 5, são carros de trabalho?

Quantas empresas em Portugal dão carros de serviço Mitsubishi Grandis?

Porque é que a CAPEPRESSO roubava clientes à EXPOSTAR?

Porque é que formalmente os sócios destas empresas são a mulher e o filho do Patrão?

Porque é que o sócio-gerente foi afastado?

Porque é que os funcionários foram convidados a assinar declarações que afirmavam que os trabalhadores prescindiam dos seus direitos (salários, subsídios de férias e afins), sendo esta a única forma de se aceder ao subsídio de desemprego?

19 comments:

Anonymous said...

Caros amigos e ex-colegas da Capepresso.
Infelizmente custa-me ler o que muitos meus ex-colegas estão a passar e saber que quem mandava ou manda vive uma vida de reis e está-se nas tintas para os que lutam pelos seus direitos pois cumpriram outrora com os seus deveres para com a empresa.
Como sabem, eu saí "a boa altura" e mesmo assim ainda não sei se recebi tudo ou não, mas se não recebi o que lá ficou não deve chegar aos 100 euros pelo que não vou lutar por isso, mas ponho-me ao vosso lado no que eu puder para que a justiça seja reposta.
Eu quando me despedi, já sabia que a Capepresso se preparava para despedir 50& dos comerciais numa primeira fase, pois era tão evidente a "PÉSSIMA GESTÃO" que eles faziam do pessoal e não só, que estava à vista que mais tarde ou mais cedo as coisas levariam este rumo.
Avisei alguns colegas que me devem ter chamado "doido" ou coisas desse género mas agora devem estar também a passar por um mau bocado.
Concordo em quase tudo o que li neste blog, apenas não posso concordar com 2 coisas:
1º Que falem nos carros e nas condições de trabalho que deram pois quando fomos à segunda entrevista falaram da viatura e dodas restantes condições que os que chamam (mas mal) Pseudo-Supervisores iam ter: algum dos supervisores não aceitou ou achou muita fruta nessa altura e desistiu??? Na certa não. É muito fácil neste momento (se bem que o compreendo devido ao que vos estão a fazer passar), falar mal de tudo.
a 2ª coisa que não concordo é quem escreve não assumir e não assinar por baixo como eu o estou a fazer pois meus amigos "QUEM NÃO DEVE NÃO TEME" e eu sei que muitos de vocês estão num limiar nada agradável e que os srs. Capepresso têm forçosamente que resolver.
Estou convosco na luta como estivemos em muitas, estarei aqui para o que for preciso.
Já agora a "talho de foice", acrescento que os meninos da capepresso andam a querer levantar máquinas a clientes que nunca pediram e os que pedem pois estão a ser muito mal tratados, ameaçam com tribunais com aquela cláusula que quando era na concorrência, diziam que não tinha validade. E agora por ser a Capepresso já tem???
Mais, tenho clienetes que fiz na altura que me contactam pois a Capepresso sem que o cliente seja contactado ou contacte manda uma encomenda mensal e saca a massa do Débito directo. Está mal pois foram contratos que custaram a fazer (eles não sabem o que é pois não tiram o cú da cadeira) e foi a nossa cara que foi dada pois eles sabem lá quem é o Faria ou o filipe moura ou o catano???
Não respeitaram ninguém, mais o Dr. Filipe Moura fazia-nos muitas vezes passar por algumas situações mais confrangedoras á frente dos colegas com aquelas ameaças até parecia que nós eramos alguns criminosos mas afinal quem meteu a mão...
Infelismente é desta massa que é feito a maioria dos, estes sim, Pseudo-Gestores de muitas empresas nacionais e o governo vai assobiando para o ar.
Fiquem a saber todos que estarei a disposição no que eu puder ajudar, e não levem a mal as minhas duas discordências mas estou no meu direito.
Amigos
Contem Comigo.

Abraço a todos.

Anonymous said...

Caro Luís

Muito obrigado pelo teu testemunho e pela tua coragem. Viveste bem de perto o mundo da Capepresso e portanto sabes tão bem ou melhor que nós, os comos e os porquês da incompetência, da falta de profissionalismo, da falta de estratégia e visão. Claro que não levamos a mal os teus reparos, que são perfeitamente legítimos.

Quanto à questão das carrinhas monovolumes que os supervisores tinham, é apenas uma crítica objectiva, ou seja, estamos a olhar de fora para dentro, como analistas de gestão, que qualquer um de nós pode ser. Quanto à questão dos pseudo-supervisores, esse termo, designo-o dessa forma, é que justamente o que é que os supervisores supervisionavam? O ar? Eram responsáveis pelas vendas dos vendedores, pela equipa de vendas da carrinha, está bem, mas a sua principal função era serem motoristas! E com o mesmo ordenado base que o vendedor! Os supervisores eram na verdade, e nada mais do que isso, team leaders.

A questão de dar a cara, esclareço-te, dizendo-te o seguinte: grande parte dos funcionários da Capepresso foram contratados via outsourcing, e quando os quase 30 delegados comerciais foram dispensados, apenas 5 ou 6 é que tinham contrato com a Capepresso. Somos nós, grupo reduzido de ex-funcionários, que ficou com salários em atraso e estamos com a corda pelo pescoço. Não tivémos férias, não nos pagaram o subsídio de férias, não tivémos ordenados, e muitos de nós estamos completamente desesperados. Alguns de nós, achou por bem, assinar enquanto grupo e não individualmente, porque a luta é a mesma! Além disso, sabes bem, que estamso todos afastados fisicamente uns dos outros, alguns de nós a 400 km de distância! Se este projecto (blog e email) fosse personalizado julgámos alguns de nós, que não faria tanto sentido. E quando acamparmos à porta da casa do Senhor Excelentíssimo Patrão, e em frente à empresa, é a Nossa Causa que prevalecerá e não o indivíduo X ou Y. Mas aceitamos obviamente a tua crítica. O fundamental é que sabes das verdades tal como nós. E as verdades incomodam muita gente!

Espero que esteja tudo bem contigo, e desejo-te muitas felicidades! Muito obrigado pelo teu apoio. Abraço!


ps: PERDEMOS O NOSSO PRECIOSO TEMPO NA CAPEPRESSO, FUTURA EXPOSTAR, A GANHAR CLIENTES PARA ESTES GAJOS AGORA MAMAREM ENCOMENDAS DE CÁPSULAS. COM ESTA GESTÃO NÃO IRÃO LONGE.

Anonymous said...

Amigo concordo com o que disseste como é claro e mais obvio concordo plenamente com a vossa luta e mais uma vez reafirmo que estou do vosso lado, e deixa-me juntar mais umas coisinhas ao que escreveste:
- a partir de uma certa altura eu fiquei a saber que o Ex.mo Sr. Faria, que levava as reuniões a mandar piadas e a cortar e a discordar o que o outro Sr. gerente botava pra fora da boca (onde já se viu isto, até parece que não travalhavam e geriam a mesma empresa), tinha como hobbie despedir pessoal, ou seja e tenho testemunhas, que chegava de manhã á empresa e dizia: - até ao final do dia tenho que despedir alguém, ainda não sei quem mas até lá arranjo".
Isto é que são gerências???
Eu como tu certamente trabalhavamos de forma séria e com contratos sérios que quase não davam problemas e a mostra é que ainda hoje existem esses clientes, mas como não constavamos no Top Ten da tabela de vendedores já levavamos nas orelhas.
Então aqueles que faziam 40 contratos de 15 dias para receber a massa e enganavam o cliente é que eram os bons, pois, bons para levar a massa das comissões.
A Capepresso meteu-se na campa que cavou ao longo destes tempos passados, só que arrastou consigo pessoas sérias, com carácter e sem culpa mas "trafulhices" dos seus gestores. Meus caros Gestores (gestores??? até dá vontade de rir, pois de gestão não percebem uma merda, e perdoem-me a expressão)paguem o que devem a quem vos serviu lealmente e com responsabilidade e vos ajudou a ganhar dinheiro que vocês desbarataram e não souberam gerir. perdão alguém geriu para outros fins pelo que dizem.

PAGUEM O QUE DEVEM

PS.: Já agora Dr. Abílio, enviem-me os recibos e a minha papelada que está em falta e a qual já solicitei inumeras vezes quer por telefone quer por email mas desculpe: está-se a cagar para mim, mas evite que eu vá aí que a coisa piora.

Abraço a todos

Anonymous said...

Vocês não sabem o que dizem nem dizem o que fazem (ou antes fizeram)...

Não vejo aqui nenhum comentário aos contratos fantasmas, às máquinas colocadas na empresa x, na casa do patrão da empresa x, na casa da empregada do patrão da empresa x e na casota do cão... Contratos que entravam para os objectivos e eram pagos sob a forma de prémios...

Máquinas que nunca saíram das caixas, e pessoas que nunca ouviram falar da Capresso ou do comercial x, y, z... O negócio da Capepresso é a venda de Cápsulas, logo se haviam máquinas/clientes (ou pseudo-clientes) que nunca consumiram uma única cápsula como poderia a empresa sobreviver?

É fácil difamar e criticar, dando ao público apenas uma versão dos factos.

Querem justiça?

Querem que seja descoberta a verdade?

Então coloquem e comentem aqui todas as trafulhices que foram feitas nos contratos...

Anonymous said...

Á pessoa que se esconde na covardia do anonimato dê a cara e mostre como eu quem diz o quê, pq falar e não dar a cara é fácil.
Eu falei nisso se é que soube ler, e de certo modo convido a mostrar os meus contratos fantasmas pois eu podia não fazer 40 por mês como alguns mas os que fazia eram sérios.
Mais, quando falo na má gestão dos gestores uma das situações, são essas mesmo, a culpa é deles pq oferecer muitos Euros por semana a quem fizer Y contratos o que estavam á espera???
Eu alguma vez ganhei algum prémio?
E os que ganharam quando foram descobertas "manobras" menos correctas foram penalizados e obrigados a devolver a massa? Que eu tenha conhecimento da altura não.
Tudo isto para dizer que tudo isto levou a esta situação e que não é correcto é não pagar os direitos a quem os tem.
Se algum dos que estão nesta situação são desses contratos fantasmas, há que chamar, retirar-lhe o pagamento dos respectivos mas pagar o devido e nunca fugir aos compromissos.
Eu deixo aqui uma pergunta:
- Quando algum cliente deve dinheiro à Capepresso não ligam e mandam cartas, sms e posteriormente enviam o processo ao contencioso para receber o que lhes é devido???
- se sim então o contrário tb é válido, se devem têm de pagar.
Eu como já disse em termos de dinheiros não tenho essa razão de queixa mas estou solidário e com eles na luta pelo que lhes é devido pois infelizmente já apanhei nesta vida pessoas sem sem escruplos e que enriquecem na vida á custa de quem trabalha e depois não recebe.
- Se a carapuça lhes servir então...
Pense nisso sr. Anónimo que nem coragem de dar a cara tem. Se de hoje para amanhã ficar na mesma situação destes ex-funcionários não actua da mesma maneira ou já ganhou tanto na vida que não necessita de receber???
Quando se está bem e está por cima é fácil falar mas quando se está na merda e desesperado a coisa muda de figura.
PENSE NISSO ANTES DE VIR MANDAR POSTAS DE PESCADA BARATA.

Abraço

Anonymous said...

Anonymous said...

Vocês não sabem o que dizem nem dizem o que fazem (ou antes fizeram)...

Não vejo aqui nenhum comentário aos contratos fantasmas, às máquinas colocadas na empresa x, na casa do patrão da empresa x, na casa da empregada do patrão da empresa x e na casota do cão... Contratos que entravam para os objectivos e eram pagos sob a forma de prémios...

Máquinas que nunca saíram das caixas, e pessoas que nunca ouviram falar da Capresso ou do comercial x, y, z... O negócio da Capepresso é a venda de Cápsulas, logo se haviam máquinas/clientes (ou pseudo-clientes) que nunca consumiram uma única cápsula como poderia a empresa sobreviver?

É fácil difamar e criticar, dando ao público apenas uma versão dos factos.

Querem justiça?

Querem que seja descoberta a verdade?

Então coloquem e comentem aqui todas as trafulhices que foram feitas nos contratos...
September 27, 2008 6:24 AM


Eu como funcionário desta empresa, tenho de dar o parabéns à pessoa que escreveu este comentário. Sempre pagaram bem e na altura devida. Tínhamos regalias que poucas empresas neste país oferecem aos vendedores. As pessoas esquecem-se do dinheiro que ganharam enquanto activos na empresa, mas como as coisas correram mal, empenham-se em criticar. O que há mais neste país são empresas com problemas e cujos funcionários não fazem este tipo de manifestações. Tenham vergonha, que a comunicação social não vos paga um ordenado.

Anonymous said...

ou eu escrevo mal o português ou as pessoas não sabem ler, ou então estão intruidas para haja o que houver criticar quem diz mal.
Eu disse nos meus depoimentos que assino por baixo e não me escondo no anonimato, pois sempre foi a minha forma de estar na vida e sempre será a de dar a car para o bem e para o mal.
Mas se não entenderam bem o que escrevi eu recordo:
No primeiro depoimento:

"Como sabem, eu saí "a boa altura" e mesmo assim ainda não sei se recebi tudo ou não, mas se não recebi o que lá ficou não deve chegar aos 100 euros pelo que não vou lutar por isso, mas ponho-me ao vosso lado no que eu puder para que a justiça seja reposta.
... Concordo em quase tudo o que li neste blog, apenas não posso concordar com 2 coisas:
1º Que falem nos carros e nas condições de trabalho que deram pois quando fomos à segunda entrevista falaram da viatura e dodas restantes condições que os que chamam (mas mal) Pseudo-Supervisores iam ter: algum dos supervisores não aceitou ou achou muita fruta nessa altura e desistiu??? Na certa não. É muito fácil neste momento (se bem que o compreendo devido ao que vos estão a fazer passar), falar mal de tudo.
"

No segundo:
"Eu como já disse em termos de dinheiros não tenho essa razão de queixa mas estou solidário e com eles na luta pelo que lhes é devido pois infelizmente já apanhei nesta vida pessoas sem sem escruplos e que enriquecem na vida á custa de quem trabalha e depois não recebe"

Não preciso de dizer mais nada pq para bom entendedor meia palavra basta, mas mesmo assim...
Eu sempre recebi como todos os outros certinho e a hora e é verdade que quantias que muitas grandes empresas não pagam, como outros, e penso eu que não me ficaram a dever mais nada, digo penso pq desde que sai que nunca me enviaram os recibos e a relação das contas para que eu possa conferir mas acredito no profissionalismo do Dr.Abílio, isso nunca coloquei em questão.
Agora, o maior cego é aquele que não quer ver, pq o que estamos aqui a discutir é que na realidade despediram pessoas que segundo consta menos correcta com promessas que não foram cumpridas e que agora não estão a cumprir com o que lhes foi prometido!
Sr. Funcionário pergunte ao Dr.Filipe e até a outros colegas seus se eu diversas vezes não questionei a forma como se estava a gastar dinheiro principalmente nas deslocações absurdas aquando o aparecimento do telemarketing e pergunte o que os patrões me responderam? "Não se preocupe com isso preocupe-se em fazer contratos".
Ora só quem não tem dois dedos de testa é que não pensa que na actual crise do país uma empresa estar a desbaratar dinheiro assim, das duas uma ou tem muito ou então não tem pessoas capazes de gerir uma empresa.
Penso que as pessoas agora estão a querer fazer passar a imagem de que os ex-funcionarios que estão a reclamar os seus direitos é que estão errados por estarem a pedir apenas e só que lhes seja pago o que devem.
Se o meu amigo ou amiga não sabe, e pelo que escrevem quem está do lado da Capepresso, na certa nunca estiveram em situações de desespero profundo como estão alguns e como eu já estive numa empresa onde trabalhei esteve por um triz fazer uma grande asneira, a tal ponto que esse desespero me levou.
Queira Deus que nunca passem por lá, pois caso contrário saberão dar o devido valor a estas pessoas.
Mais e para terminar:
Estou aqui solidário porque eu fiz parte da equipa aquando de alguns e é nossa obrigação estar do lado de quem mostra ter a sua razão.
Não tenho medo de mostrar o meu lado mas como vêm tento ser o mais correcto possivel. Não leram aqui escrito por mim que falharam pagamentos ou que as condições não eram boas, antes pelo contrário, mas leram eu pedir para pagarem a quem devem, sendo que essas pessoas dependiam do dinheiro dos seus ordenados para pagar os seus compromissos e comer.
É apenas e só o que estou a pedir soliarizando-me com quem está a passar por uma situação muitissimo delicada.
Reflitam e tentem chegar ao uma solução rápida.

Abraços

Anonymous said...

Ir presos os 3 (pai, mae e filho). Nao há direito... As pessoas como eu que se fartaram de dar o corpo ao manifesto pela aquela empresa, e no final, aquilo que recebem é um "obrigadinho e boa tarde".

O PAI (parece o PADRINHO da mafia), nitidamente esta velho e acabado, é a pessoa mais inteligente do mundo (ou nao), vai pôr a mulher, o filho e mais uns quantos funcionarios, diga-se estupidos, em custoias... com empresas ficticias e coisas do genero. mas nao o critico a ele, critico os outros por irem na treta do velho.

A MAE (parece a bola de ping pong) ou a professora da treta, anda a apasiguar as guerras entre pai e filho, e nitidamente é uma pessoa que nao teve vida propria. casou com uma pessoa ausente e que nao gosta dela, o filho nao lhe liga nenhum, e a nora???... bem essa entao nem se fala... e so faz o que lhe mandam. porque??? porque quem tem pasta ($) nao é ela... ela recebe a mesada do marido.

O filho, o epilético, nem me vou alongar... mais um que acha que gostam dele, inclusive a mulher, que so lhe quer a pasta($). Ninguem o respeita, porque é um mimado...

Por ultimo, uma palavrinha ao ex-socio, simpatizo com ele, mas nao quer dizer que nao o critique. Nunca foi um grande gerente. quando o velho decidia despedir alguem ou fazer uma das varias trafulhises este compactuava com a situaçao. ser gerente nao implica "só" baixar as orelhas como os burros. (desculpa mas é a minha opiniao...)

Anonymous said...

Deviam ir presos os 3 (pai, mae e filho). Nao há direito... As pessoas como eu que se fartaram de dar o corpo ao manifesto pela aquela empresa, e no final, aquilo que recebem é um "obrigadinho e boa tarde".

O PAI (parece o PADRINHO da mafia), nitidamente esta velho e acabado, é a pessoa mais inteligente do mundo (ou nao), vai pôr a mulher, o filho e mais uns quantos funcionarios, diga-se estupidos, em custoias... com empresas ficticias e coisas do genero. mas nao o critico a ele, critico os outros por irem na treta do velho.

A MAE (parece a bola de ping pong) ou a professora da treta, anda a apasiguar as guerras entre pai e filho, e nitidamente é uma pessoa que nao teve vida propria. casou com uma pessoa ausente e que nao gosta dela, o filho nao lhe liga nenhum, e a nora???... bem essa entao nem se fala... e so faz o que lhe mandam. porque??? porque quem tem pasta ($) nao é ela... ela recebe a mesada do marido.

O filho, o epilético, nem me vou alongar... mais um que acha que gostam dele, inclusive a mulher, que so lhe quer a pasta($). Ninguem o respeita, porque é um mimado...

Por ultimo, uma palavrinha ao ex-socio, simpatizo com ele, mas nao quer dizer que nao o critique. Nunca foi um grande gerente. quando o velho decidia despedir alguem ou fazer uma das varias trafulhises este compactuava com a situaçao. ser gerente nao implica "só" baixar as orelhas como os burros. (desculpa mas é a minha opiniao...)

Anonymous said...

Fui funcionário dessa empresa, felizmente durante pouco tempo. Mas nunca achei credebilidade, transparencia, honestidade nos dirigentes da mesma. Eram pessoas arrogantes, que não olhavam a meios para atingir os fins. Queriam contratos e mais contratos, davam prémios e mais prémios, "envergonhavam´" aqueles que não conseguiam sempre ameaçando com "deixa de fazer parte da equipa". Espertos foram os comerciais que fizeram contratos fantasmas, e ganharam dinheiro deixando a empresa como está! Estevam à espera de quê? E como é possivel que os gestores e sócios não viam o que todos comentavam entre dentes, eu sempre cumpri os objectivos nunca ganhei prémios porque os contratos que fazia eram mesmo contratos sérios, e bem explicados para o cliente. Mas neste pais e cada vez mais quem não é sério é que vinga.
Estou convosco na luta, e não desistam dos vossos direitos.
Anónimo

Anonymous said...

O senhor ou senhora que vem aqui defender a empresa, tem todo o seu direito em fazê-lo. Deve é enquadrar e contextualizar o que diz.

1) Contratos-fantasma: quem os fez de uma forma regular esteve pouco tempo na empresa, ganhou muito dinheiro, ordenados de 2500-3000 euros, e quando os contratos começavam a berrar, bateram com a porta!

A responsabilidade é da empresa, pois deveria haver um Controlo de Qualidade permanente. As comissões deveriam só ser pagas ao fim de encomenda número X, numa lógica de continuidade dos recursos humanos.

O CONTROLO é um vector-chave da Gestão.



2) Fraca Rentabilidade de alguns Contratos:

Follow-up e Gestão da Carteira de Clientes. Deveriam ter sido criados cargos de Supervisão e Gestão do Portfolio.

3) Se muitas máquinas foram parar à casa da prima, do sogro, do irmão, era porque os comerciais ganhavam por máquina colocada e não por cliente. Só ao fim de muito tempo é que isso foi alterado, e bem. Mas cada membro de uma organização deve fazer aquilo que lhe é devido, e os comerciais fazem aquilo que melhor sabem, que é arranjar clientes novos. Entrar pelas empresas, e passada 1 hora vir com um contrato assinado. Outro problema teve que ver com a durabilidade dos contratos, ou seja, deveriam haver prazos temporais diferentes em função das especificidades de cada cliente. Outra solução era a venda da máquina à posteriori, que tantas vezes conseguiamos fazer, quando acompanhavámos o cliente. Tantas vezes que nós propusémos ao Director-Geral e ao Proprietário algo que se chama GESTÃO DA CARTEIRA. Todas as empresas sérias o fazem. Se os ordenados eram elevados, isso acontecia em razão de uma péssima gestão da liquidez. " manda uma mensagem pá, com um prémio de 400 euros pá, contratos pá, queremos contratos". QUANTIDADE VERSUS QUALIDADE. Há um ditado que diz "depressa e bem não há quem". Muito fizémos nós! Digo mesmo que fizémos milagres pela CAPEPRESSO.

As falhas, omissões, e falta de zelo de alguns comerciais, têm que ver com a natureza humana. Se quiser é como o Capitalismo. Quando não regulado e vigiado, os buracos vêm ao de cima. Quem tinha poder não o exercia. Nem para que uma reunião começasse a horas. Nem para evitar a saída de um funcionário competente. Nem para nada.

As leis existem. Mas têm que haver mecanismos de aplicação das leis.

É a mesma coisa com as empresas. Quando há normas têm que haves mecanismos de controlo.

Já agora, quer comentar, os telefonemas para o Director-Geral?

"Ah e tal, tenho aqui uma situação XYZ, posso fechar?"

"Vamos em frente!"

Critérios?

A comunicação social não paga ordenados. É um facto. Quem tem de o fazer que o faça.

Já reparou que pertence a um grupo pequeníssimo de pessoas que está disposto a defender a CAPEPRESSO no matter what?

Considera que a Gestão e a Direcção foi a correcta?

Quem é responsável pelo rumo de um navio é o Comandante.

Anonymous said...

Quer comentar também a forma como as pessoas entravam na empresa?

Lembro-me que na minha primeira entrevista, o entrevistador falou com várias asneiras, em gajas e afins.

Profissionalismo ZERO.

As pessoas entravam ao "calhas" sem critério absolutamente nenhum.

Porque é que não havia controlo com o combustível? Porque é que não havia Organização em termos de zonas e áreas de actuação? Porque é que não haviam relatórios semanais? Porque é que nas reuniões não se falava daquilo que era deveras importante? Falava-se do Benfica, do Porto, e do Manel e do Joaquim.

Os contratos-fantasma só existiam por incompetência da Gerência que os permitia.

2 Cubetto num cliente com um consumo total de 150 cápsulas.

Quando se conta a história da CAPEPRESSO a alguém, soa a anedota.
Eu vi com os meus olhos, pelo menos 50 ou 60 ou 70 pessoas a entrar e sair da empresa num curto espaço de tempo.

Entra. Sai.

Entra. Sai.

Almoços pagos a alguns funcionários, que tinham cartão da empresa.

Carros de luxo.

Viagens a Lisboa regularmente.

Às vezes em 2 carros

Hotéis.

Jantares na Marisqueira!

Anonymous said...

Não conheço as pessoas pessoalmente, mas já ouço falar delas já lá vão alguns anos, desde o tempo em que ainda eram sócios da SAECOPOR (ainda bem que deixaram de o ser, ufa)e digo-vos que absolutamente nenhuma das vossas acusações me surpreende.
Como já ouvi falar tanto delas, parece que já as conheço a esse ponto.

As pessoas que estão aí a defende-las, ou são elas próprias ou são as mesmas do costume, que não têm amor próprio e andam sempre de arrasto a estes predadores.
São mesmo básicos ou são uns lambe-botas de todo o tamanho.

Um conhecedor à distância.

Anonymous said...

Exmo Sr(a).

1º Se não conhece a gerência nem a empresa, então não se manifeste.

2º Este blog é para pessoas que trabalharam directamente ou indirectamente com a empresa.

(Ou você é do diz que disse?!!!)

Uma empresa não é só feita de patrões mas sim também de empregados e todos têm de remar para o mesmo lado..
Porquê só culpar os patrões, quando muitos colegas meus faziam contractos em clientes que nem se quer existiam? Em parte eles também tiveram culpa porque não se estipulavam rotas para vendedores, faziam-se Km sem fim, boas regalias (carros, telemóvel, comissões, prémios, ordenados a cima da média.. etc)

Foi ao fundo só pelos patrões, pergunto eu..??

Na minha opinião um dos factores cruciais para este fim foi as maquinas.
Chegavam a troca-las duas a três vezes no mesmo cliente.
Como poderia a empresa sustentar tanta despesa?

...

Anonymous said...

As razões que conduziram a empresa a este ponto são efectivamente diversas. Nunca se pode afirmar que foi por causa disto ou daquilo em concreto, isoladamente.

Foi um conjunto de factores. Claro que concordo consigo, no sentido em que houve de facto comerciais que não renderam aquilo que deveriam ter rendido, houve muitos comercias incompetentes, que lesaram a empresa mês após mês, que inclusivé agiram de má-fé. Nunca foi o meu caso, pois sempre cumpri com o meu objectivo. Aliás superei-o muitas vezes.

Fui um funcionário competente, que dei o máximo pela empresa. Inclusivé trabalhei aos fins-de-semana e feriados, no interesse próprio e no interesse da empresa.

Houve contratos maus claro, mas houve contratos bons e houve contratos muito bons. As comissões e prémios por desempenho estavam na sua génese mal concebidas, pois não havia critério de diferenciação, em função da segmentação de cliente. Isto esteve na origem dos contratos "fantasma", dos sms "fantasma" que tantos de nós enviava. Claro que no final batia tudo certo.

Deveria ter havido um controlo de qualidade, no pós-venda. Isto seria fundamental.

O senhor afirma que a culpa não foi só dos patrões. Concerteza que não. Mas o poder exerce-se! As políticas colocam-se em prática ou não. As normas implementam-se. E tem que haver um sistema de monitorização. Isto é o B A BÁ de uma empresa estruturada e organizada.

A empresa pagava bem? Sim, ganhei bem. É verdade. O problema é que houve pessoas, que estiveram na empresa, 2,3,4,5 meses, que mamaram o dinheiro dos contratos com o Tio Patinhas e o Pato Donald! Mas isto só foi possível por causa da ausência de normas, procedimentos, regras, sistemas de follow-up e monitorização!

Havia sempre uma excepção. Sempre. Ah e tal, excepcionalmente permitimos. Ah e tal, vamos em frente!

Os contratos nunca deveriam ter sido pagos em função do número de máquinas colocadas, mas sim do CONSUMO EFECTIVAMENTE FEITO.

O Comercial deveria ter GERIDO A SUA CARTEIRA DE CLIENTES, FIDELIZANDO, AGARRANDO-O!

Não havia ESTRATÉGIA INTEGRADA! O call-centre estragava muitos contratos! Deitava por terra o trabalho feito pelos Comerciais!

Não havia estratégia de RH. Nenhuma empresa sobrevive com uma taxa de rotatividade tâo abismal como a CAPEPRESSO!

Era impressionante o entra e sai constante. Tantos carros alugados para NADA. Só prejuízo!

Lembro-me perfeitamente de um caso dos últimos tempos, um indivíduo que andou 2 semanas com um carro comercial, não fez 1 contrato, não fez 1 degustação, não abriu 1 máquina da caixa nem sequer 1 kit de degustação!

Não prestou contas a ninguém. Esteve na empresa 15 dias. Trouxe zero euros de receita. A empresa pagou Segurança Social, o salário-base, o rent-a-car, o combustível, as portagens, o seguro de acidentes de trabalho,etc. já para não falar no CUSTO DE OPORTUNIDADE.

Quem teve responsabilidade deste desperdício?

Eu?

Eu é que tenho responsabilidade das asneiras constantes da empresa?

Esta empresa é um verdadeiro CASE-STUDY de como arruinar uma empresa.

Esta é a verdade. Grande parte das pessoas que passaram pela Capepresso preferiam nunca ter estado lá. Consideram ter sido um custo de oportunidade muito grande. Muito.

Eu perdi muito com a Capepresso.

Dei tudo de mim pela empresa.

Houve quem o tivesse feito.

E tivesse saído, ainda antes do colapso, para outras paragens,a quem deveria ter sido proposto uma melhoria no salário e no pacote de benefícios.

Só uma última nota. Ter um telemóvel com 25 euros de plafond, e um automóvel, não é nada de mais para quem é comercial, e precisa de fazer chamadas constantemente e precisa de se deslocar de Lisboa para Cascais e de Cascais para o Fundão.

Anonymous said...

"1º Se não conhece a gerência nem a empresa, então não se manifeste."

Meu caro(a) você é sem dúvida um dos lambe-botas que à anos os persegue.

" 2º Este blog é para pessoas que trabalharam directamente ou indirectamente com a empresa."

Não li em lado nenhum a dizer que este blog era exclusivo para funcionários ou ex-funcionários.


Tal como diz, nunca trabalhei com eles, por isso é-me muito mais fácil analisar as situações, sem nenhum problema emocional a atrapalhar o meu raciocínio.

"Uma empresa não é só feita de patrões mas sim também de empregados e todos têm de remar para o mesmo lado"

Para que lado???
Se o timoneiro não sabia, era o salve-se quem puder, não acha??

Mais lhe digo, tenho uma vastíssima experiência comercial, já trabalhei em algumas das maiores empresas do país e nenhuma delas é o que é, sem ter um excelente timoneiro a comandar, sem ter objectivos claros para atingir e sem ter regras apertadas para controlar os remadores.
Mesmo assim e apesar de todas as regras e controlo, essas grandes empresas de quando em vez também têm que dispensar um ou outro remador porque este tentou "passar a perna" ao sistema.

Aí a culpa é mesmo do sistema.

VOCÊ ABRA OS OLHOS SE AINDA VAI A TEMPO.

O pior cego é aquele que não quer ver...

Anonymous said...

Caros amigos,

Infelizmente custa-me ler, todos estes comentarios, pois também eu passei por casos iguais. Trabablhei para essas pessoas ( se é que se podem chamar pessoas ) e fui muito explorado, ao ponto de me acusarem de algo que nao fiz. Posso mesmo dizer que apresentei queixa na GNR e só nao avancei com o caso, pois me senti pequeno em relaçao a essa gente.
Sempre achei que aquilo de que me acusaram foi obra da gerencia, o que me levou a despedir e deixar para tras todo aquele circulo de pessoas sem escrupulos.
Aquilio que reportam neste blog, apenas é um vazio, daquilo que estas pessoas já fizeram no passado ( Somefa, Saeco... ).
Força para todos aqueles que lutam pelos seus direitos. Abraços

Anonymous said...

Houve bons vendedores, mas houve verdadeiros artistas! (conheci um, figura antipática e sempre mal disposto) não valia nada..

Então o que é que ele fazia?

Contratos 2 em 1!
Ou seja.. eram clientes que telefonavam a dar contactos de contactos de outros clientes e ainda por cima fantasmas!
Colocava máquinas á custa do trabalho dos outros, em áreas de outros colegas e chegava a fazer aos 300Km. Ou mais!!

Tive conhecimento de um contrato que fez numa empresa em que tinha cessado a actividade há 3 anos e ainda por cima o responsável tinha emigrado!!
Quando o Sr. veio de férias provou o café num cliente de outro colega e pediu á empresa uma máquina.
Então foi entregue a este senhor o contacto. E ainda por cima se dava ao luxo de ligar para França a pedir a este senhor mais contactos para colocar mais máquinas!!!!!!!!!!!

FANTÁSTICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
BOA FORMA DE FAZER CONTRATOS!!!!!!!

Se calhar tinha uma empresa em parecia com o call center ou algum familiar directo neste serviço!!!!!!

E mais.. Havia quem desse bombons ás chefias!! AHAHAH

E sem lhe perguntarem nada, apresentava-se a toda a gente falando da sua formação académica e ainda por cima almoçava com clientes de outros colegas, para quê???? Claro, para ter contratos sem trabalho!!!

E ainda por cima não precisava deste emprego (palavras desse comercial) mas quando foi despedido maltratou o gerente!!!

Boa tarde a todos, felicidades

Anonymous said...

É com satisfação que leio este blog no sentido de saber que existem pessoas que ainda lutam pelos seus direitos......
Trabalhei para estes "senhores"e felizmente não passei pela vossa situação, mas sei muito bem do que são capazes e daquilo que assisti e passei ao comando deles ( talvez por isso tenha criado a minha pp empresa).....
Arrogantes, insensíveis, convencidos que são os melhores do mundo e os mais espertos... pois, pq inteligência têm pouca.....
É pena ver pessoas que até pareciam boa gente a deixarem-se influenciar e a tornarem-se uns verdadeiros "cães de estimação".
Isto tudo para vos dar o meu muito obrigada por exporem estas situações e fazer com que sofram um pouco.....